Os estudos apontam para que sim. A opinião pública geral também.
Mas a verdade é que houve uma quebra acentuada da confiança nos últimos meses. A questão agora é: a que ponto chega esta eventual sensação de insegurança?
Será Portugal um paraíso assim tão seguro? Os estudos apontam para que sim. A opinião pública geral também. Mas a verdade é que houve uma quebra acentuada da confiança nos últimos meses. A questão agora é: a que ponto chega esta eventual sensação de insegurança?
Em 2020, Portugal era o país mais seguro da União Europeia e o terceiro país mais seguro a nível mundial. Em 2021, perdeu este lugar caindo da terceira para a quarta posição, ultrapassado pela Dinamarca. O relatório é do Institute for Economics & Peace e dá o primeiro lugar da tabela à Islândia.
Isto merece a nossa atenção. Não podemos esquecer-nos de que a segurança é fator decisivo para:
- captar investimento
- atrair turistas
- reforçar a imagem e credibilidade do país
Já em 2022, o site “International Living” destacou Portugal em quarta posição no ranking dos melhores países para se viver durante a reforma. Eis o que o estudo destacou: as praias portuguesas, o serviço de saúde, o baixo custo de vida e a segurança. Sim, a segurança.
Por isso sim, é verdade que Portugal continua a ser um dos paraísos mais bem guardados e seguros do mundo. Mas isso não é motivo para adormecer à sombra. Mas antes para agir já. E sobretudo a três níveis.
Um novo fôlego ao Turismo
Depois de dois anos muito penosos, está na hora de re-impulsionar uma das atividades que mais contribuem para o PIB do país: o turismo.
- retomar atividades que vinham crescendo e dando uma identidade muito própria ao país como o turismo de natureza, turismo de negócios, e turismo de saúde;
- reforçar atividades que tiram melhor partido dos nossos recursos naturais, como as experiências de rio e mar, a gastronomia e os percursos de charme;
- apostar na formação e informação das nossas pessoas para que possamos VIR a ser os mais qualificados em customer care e personalização de experiência.
Mas esta consciência traz-nos uma responsabilidade acrescida. E isso significa não esquecer que no ranking das decisões de escolha de milhões de turistas em todo o mundo em 2022 estará uma única palavra: Segurança.
Uma nova dinâmica na gestão de eventos
De negócios. Ou de lazer. Congressos científicos. Eventos desportivos. Ou concertos de música. A categoria de evento não é tão importante quanto percebermos que são e vão continuar a ser uma das principais fontes de dinamização turística do território.
Agora a questão é: estão os operadores nacionais preparados para lidar com as novas exigências dos consumidores numa era pós-pandemia e em matéria de segurança? Há uma nova forma de psicologia comportamental.
87% afirmam-se disponíveis para participar quando exista uma abordagem de rastreio e deteção sem toque.
O estudo é da Harris Poll, a entidade responsável pelos principais estudos à opinião pública feitos nos Estados Unidos em período COVID, revela que os participantes em eventos estão tão preocupados com o vírus quanto com a sua integridade física.
Museus, Galerias de Arte, Salas de Espetáculos, Venues, Recintos de Festivais, Recintos Desportivos, podem e devem adotar uma nova estratégia de Segurança.
Reforço do capital de confiança das empresas
As empresas, como a sua, são um dos maiores ativos do país. E a captação de investimento estrangeiro mantém-se como uma das grandes medidas de dinamização económica para 2022.
Em 2021, o investimento direto estrangeiro bateu recordes. Foi 229% superior ao último máximo histórico, registado em 2019, São dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Neste contexto, o investimento em arquiteturas internas de segurança nas empresas torna-se um imperativo ainda maior. A segurança, a par com a avaliação de risco financeira, é um dos fatores chave numa análise de viabilidade de investimento.
Prioridade máxima à segurança
São cinco as maiores vantagens de uma aposta estratégica em segurança:
- reforço dos índices de confiança
- incremento da notoriedade e reputação
- maior competitividade
- proteção de dados e controlo de danos
- adaptação dinâmica à mudança
São objetivos de que partilha para o seu negócio em 2022? Então há algumas propostas concretas que temos para fazer-lhe. Envie-nos hoje um email e descubra quais são!
Sílvia Silvério
Account Manager – Security Screening
silvia@eactech.pt
914 095 215 / 253 814 911
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