Como escolher as agulhas adequadas para as suas máquinas de costura industrial

Como escolher as agulhas adequadas para as suas máquinas de costura industrial
A tecnologia aplicada à costura industrial, incluindo as agulhas, sofreu várias transformações ao longo dos anos. Com o desenvolvimento tecnológico vieram novos processos e diferentes materiais. A inovação eletromecânica e técnica está na ordem do dia. A aposta nos melhores equipamentos de costura é decisiva para responder às exigências do consumidor. E as agulhas continuam a ter uma influência decisiva na performance operacional da máquina de costura da linha de produção.

Agulha, a rainha das máquinas de costura industrial

A escolha de agulhas adequadas ao tipo de material têxtil é fundamental para uma linha de confeção industrial a funcionar em pleno. Elemento-chave nos processos de costura, a agulha permite grande precisão na hora de executar uma costura refinada, meticulosa e perfeita. Por outro lado, uma agulha inadequada pode danificar a máquina de costura, o material e, por conseguinte, colocar em causa todo o processo produtivo. São vários os benefícios que decorrem da escolha adequada da agulha: > Redução do tempo de inatividade, o que resulta em maior produtividade > Redução nos gastos de produção > Diminuição da probabilidade de avarias na máquina de costura > Maior nível de proteção dos materiais de costura > Maior segurança contra pontos falhados > Diminuição de ocorrências de quebra das agulhas > Maior resistência ao desvio da agulha As agulhas para máquinas de costura industrial estão disponíveis em diversas formas e opções. Elas podem ser utilizadas em vários tipos de máquinas de costura, para várias aplicações, e tipos de pontos. Dos tecidos finos aos jeans, das roupas interiores ao processamento de couro, as agulhas cobrem todas as áreas da indústria têxtil. Indeciso quanto à escolha das melhores agulhas para a sua empresa têxtil? Eis alguns aspetos que deve considerar na escolha das agulhas!

Analise as exigências da linha de costura industrial

As máquinas estão cada vez mais aprimoradas e velozes. Há toda uma panóplia de materiais e linhas com diferentes qualidades. Os designs modernos são cada vez mais arrojados e as agulhas são sujeitas a um nível de desgaste que, com o tempo, coloca em risco a produtividade e a qualidade final do produto. Logo, é importante considerar o investimento em agulhas de aplicação especial. Como é o caso das agulhas revestidas da SCHMETZ e da Groz-Beckert, que garantem uma costura de maior durabilidade e muito acima da média!

Tenha em consideração o tipo de tecido utilizado

Deve ter em mente que nem todas as agulhas têm um ótimo desempenho em diferentes tipos de tecidos.  Uma agulha demasiado grossa pode danificar irremediavelmente um tecido fino. Por outro lado, uma agulha fina não garante um ponto perfeito num tecido espesso. Por isso aplica-se uma regra fundamental: a cada tecido a sua agulha. Normalmente os tecidos mais espessos, como o couro, gangas ou sarja, requerem agulhas maiores e mais grossas. Já as agulhas mais finas são normalmente utilizadas para tecidos delicados como algodão, popelina e cetim.

A ponta da agulha também é importante

A seleção da ponta da agulha influencia o resultado da costura de forma significativa. Uma das mais conhecidas na costura industrial são as pontas de deslocamento, também chamadas de pontas redondas. Devido à configuração arredondada da ponta, permitem deslocar o tecido no momento do furo, preservando o material da costura. De seguida apresentamos alguns dos exemplos de pontas mais conhecidos:
  • Ponta redonda normal R – Padrão para ponto fixo, tecido plano, material sintético e tecido revestido
  • Ponta bola FFG/SES – Para tecidos de malhas em geral, tecidos planos de algodão e material de costura sintética
  • Ponta bola média FG/SUK – Para material de costura elástica ou de malha grossa
  • Ponta de deslocamento aguda SPI – Para materiais finos
  • Ponta de deslocamento ligeiramente boleada RG – Ponta universal para bordar malhas e tecidos finos, assim como microfibra

Agulhas de aplicação especial na costura industrial
Especialmente em roupas desportivas e íntimas, as exigências de usabilidade e conforto são muito elevadas por parte do consumidor. Os materiais muito finos requerem uma agulha que garanta costura perfeita, proteção máxima do material e, ao mesmo tempo, elegância e estética no resultado final. As agulhas de aplicação especial SAN® 10 e SAN® 10 XS da Groz-Beckert são perfeitas para este tipo de aplicações. A geometria da haste e do olho da agulha é particularmente cuidadosa com os materiais mais sensíveis, garantindo a redução de falhas de pontos, quebras de linhas ou de agulhas. Para além do setor do vestuário, o setor automóvel também apresenta grandes desafios às máquinas de costura industrial. As capas para os bancos dos veículos devem ser constituídas por materiais de elevada resistência à abrasão. Isso requer a utilização de materiais espessos, cuja costura provoca frequentes deflexões e quebras nas agulhas convencionais. Para este caso específico, a agulha SERV 7 da SCHMETZ pode constituir excelente solução. Com lâmina cónica reforçada, garante a estabilidade na agulha mesmo nos materiais mais exigentes.

Opte pelas melhores agulhas do mercado para a costura industrial

Com a evolução dos processos de costura industrial, as exigências sobre as linhas de produção nunca foram tão elevadas. E a escolha da agulha adequada revela-se, cada vez mais, um fator fundamental para linhas de costura industrial a funcionarem de forma otimizada, sem descurar a qualidade do ponto. Na EACTECH vai encontrar a gama de agulhas ideais para satisfazer os processos de costura mais exigentes e sofisticados. Como representantes oficiais da SCHMETZ e da Groz-Beckert, temos as melhores agulhas do mercado à sua disposição. Com ampla variedade de tamanhos e pontas, damos resposta a diversos campos de atuação da indústria têxtil. E os melhores especialistas para o ajudar na escolha da solução certa para as suas necessidades.

 
Marketing
+351 313 589 947 / +351 253 814 911

 

Deixe uma resposta

×
This site is registered on wpml.org as a development site.