fbpx

Sabe o que um Sistema de Inspeção por RAIO-X pode fazer pela saúde da sua linha de produção?

Ninguém quer ouvir falar em RECALL. Paragem de produção, atrasos nas entregas, reclamações de clientes. Para não falar da reputação se o produto sai, indevidamente, para o mercado.

A contaminação é um problema real e uma das maiores dores de cabeça de gestores de produção, equipas de qualidade e certificação, apoio ao cliente e, naturalmente, para qualquer empresário, sobretudo num mercado onde os níveis de pressão e exigência batem recordes como no presente.

E então o que fazer?

Investir já para poupar mais tarde. Em tempo, dinheiro e imagem.

E investir em quê? Equipamentos de inspeção e controlo de qualidade. O nível seguinte dos detetores de metais. Porque um detetor de metais é um aliado, mas não é o garante 100% de eliminação do risco de contaminação.

Os Detetores de Metais detetam materiais ferrosos e não ferrosos, incluindo magnéticos e não magnéticos, assim como aço inoxidável.

Mas há outro tipo de contaminantes, muitas vezes impercetíveis.

E é aqui que entra em ação o RAIO-X. Uma inspeção mais criteriosa que, além de identificar todos os contaminantes já referidos, reconhece pedra, cerâmica, osso duro, vidro e plástico de alta densidade. Tudo isto dentro da própria embalagem.

Repare que o vidro pode ser detetado dentro da garrafa, mesmo sendo vidro da própria garrafa!

Os decisores das marcas de referência na indústria alimentar estão a investir nestes equipamentos de topo, Veja aqui dois exemplos:

1. Sistema de Inspeção por RAIO-X com inteligência artificial para a indústria piscícola

Este sistema garante ZERO-ESPINHAS. E este fator é, muitas vezes, nesta indústria a diferença entre conquistar ou ficar completamente de fora em nichos mais sensíveis como marcas com produtos indicados para crianças e idosos.

O equipamento Raio-X com inteligência artificial da EACTECH sobrepõe duas imagens tiradas, uma de Raio-X, outra de leitura ótica.

Uma versão híbrida inspeciona peso, altura e largura da embalagem ou de massas relativas no seu interior. Deteta irregularidades em embalagens impressas ou de alumínio que, antes, não podiam ser devidamente inspecionadas. Além disso, a leitura ótica permite a catalogação de objetos no interior da embalagem, assim como a identificação de componentes partidos ou não conformes.  A sua sensibilidade extremamente apurada possibilita a deteção de qualquer tipo de corpo estanho, por mais ínfimo que seja.

Este sistema de inspeção cumpre os principais objetivos das empresas mais competitivas e oferece máxima satisfação ao cliente final.

        

2. Sistema de Inspeção por RAIO-X para a indústria avícola

Outro equipamento que está a revolucionar o setor alimentar.

Além de 100% enquadrado na indústria 4.0, o que, por si só constitui uma vantagem competitiva e de candidatura a apoios comunitários, possui grande velocidade no processamento de dados: até 10Gb/s; e faz autoaprendizagem contínua, detetando falhas em todas as etapas do processo.

Ademais, este equipamento utiliza uma lógica de inspeção invertida, tratando cada produto inspecionado como rejeitado e só na digitalização é que determina se o produto atende aos requisitos de qualidade esperados.

Deteta qualquer fragmento de osso de aves, mesmo os praticamente impercetíveis ou com baixa calcificação como os ossos das costelas, fúrcula e clavículas, que tendem a quebrar mais facilmente e, pela sua baixa densidade, são muito mais difíceis de detetar. No limite, podem danificar equipamentos na linha de produção durante o processamento.

Se ainda tem dúvidas, saiba que este incrível equipamento RAIO-X está construído para resistir a ambientes de produção agressivos e húmidos.  E, para fechar em grande, permite inspecionar diversos tipos de carnes e aves em diferentes estágios de desenvolvimento. Como sabe, um frango em fase adulta tem uma densidade óssea superior ao de um juvenil.

Não faz parte de nenhum destes setores e ainda não está convencido? Acrescentamos 5 razões extra para adquirir um Sistema de Inspeção por Raio-X

1. Não há metal que escape

Deteta qualquer tipo de metal independentemente da liga metálica que o compõe. Não faz distinção do padrão de deteção consoante a liga metálica em análise, ao contrário de outros detetores de metais, que, por vezes, são mais sensíveis a um determinado metal em detrimento de outros.

2. Deteta vários outros contaminantes além dos metálicos

Deteta qualquer tipo de contaminante físico desde que seja mais denso do que o produto que está a desenvolver na sua linha de produção.

3. Deteta defeitos

Consegue inspecionar a integridade do produto e da embalagem na sua linha de produção. Verifica se está em conformidade com o padrão ou se tem algum defeito. Também deteta se há produtos em falta nas embalagens, monitoriza níveis de enchimento ou empacotamento, produtos partidos ou numa posição incorreta, entre outras vantagens.

4. Permite desenvolver soluções personalizadas

Este equipamento é versátil e permite desenvolvimento de software para necessidades específicas do seu negócio. Uma das possibilidades passa por permitir a inspeção profunda da massa e da forma, assim como analisar os níveis de gordura da mesma.

5. Garante o melhor custo-benefício a longo prazo

Por último, realçar a longevidade deste equipamento e a sua aplicação a longo prazo. Ajuda no processo de qualificação e certificação do seu portfólio de produtos e garante o controlo de defeitos do produto e de embalamento.

Ofereça produtos seguros, livres de contaminantes e de máxima qualidade. Instale já equipamentos de inspeção por RAIO-X na sua linha e passe ao próximo nível de competitividade de mercado.

Na EACTECH vai encontrar a experiência e os melhores profissionais para ajudá-lo/la neste processo. Contacte-nos hoje.

E se ainda não nos segue nas redes sociais ou faz parte do clube exclusivo de subscritores da nossa newsletter, não deixe para depois.

Deixe um comentário

×