fbpx

Do plástico ao aço inoxidável: por um embalamento mais sustentável e fora da caixa

Cada vez mais o mercado e as entidades reguladoras têm exigido das empresas a aplicação de medidas sustentáveis no processo de embalamento. Isso já é de conhecimento comum e tem sido um autêntico desafio… mas que vale a pena.

Tudo começou com a utilização de filmes monomateriais recicláveis ou de papel, de filmes compostáveis e biodegradáveis, até à implementação de maquinaria com maior eficiência energética. Não esquecendo a redução da espessura das embalagens e um maior controlo do desperdício alimentar.

Todas estas medidas até agora aplicadas foram decisivas, mas estamos a caminhar para um objetivo mais radical: Eliminar por completo o plástico! Está preparado para isso?

Mas calma, como assim?

Em França, a partir de 2025, está proibida a utilização de recipientes e bandejas de plástico para cozinhar, reaquecer e servir alimentos em cantinas de escolas, hospitais, lares de idosos e outros serviços de alimentação pública. Esta é uma nova medida que surge no âmbito da sustentabilidade e da redução de plásticos descartáveis, conforme estabelecido pela lei francesa “Anti desperdício e Economia Circular” de 2020.

Hoje são as cantinas, amanhã quem sabe. As cozinhas dos supermercados e de restaurantes com serviço takeaway provavelmente em breve vão ser obrigadas a fazer o mesmo. E é uma questão de tempo até esta medida chegar aqui ao cantinho da Europa. E bem! O que vai fazer quanto a isso enquanto empresário de uma cadeia alimentar?

Já há cantinas francesas que encontraram uma resposta para este problema e que também pode ser a sua solução: embalamento em bandejas de aço inoxidável. Com o investimento certo e algum apoio do Estado, contaram com a nossa parceira Mecapack para uma patente à sua medida: a Termoseladora O2 2500 FLEX.

Concebida, inicialmente, para selagem a quente apenas de tabuleiros de plástico, esta máquina foi aprimorada durante o período de 3 anos para selar desta vez tabuleiros em aço inoxidável – versão Flex. Esta inovação beneficia agora de um sistema mecânico patenteado que funciona em tabuleiros de plástico de utilização única, ou então em recipientes reutilizáveis de aço inoxidável, e ainda garante a sua impermeabilidade, quer através de selagem a quente, quer através de uma tampa inviolável com ou sem vácuo parcial. A Mecapack espera também que este processo se adeque também a tabuleiros e recipientes de porcelana para os quais os estabelecimentos de saúde tencionam se mover.

Se a sua preocupação é o futuro, comece já a reforma na sua produção com um equipamento deste calibre, que acompanha a transição sustentável com um embalamento versátil e funcional. Os equipamentos da Mecapack já são reconhecidos mundialmente pela sua rápida troca de ferramentas para diferentes formatos, e o modelo O2 2500 Flex não é exceção. Não só é capaz de embalar diferentes materiais – plástico, papelão e aço inoxidável através de selagem a quente ou tampa inviolável com ou sem vácuo parcial – como também o faz em diferentes dimensões de bandeja (por exemplo 32,5 a 42 cm de comprimento por 20 a 32,5 cm de largura), com a troca de um recipiente e/ou processo para outro em 2 minutos através de um armazenamento rotativo de ferramentas.

Se estas dimensões não fazem sentido para si, a EACTECH e a MECAPACK ajustam totalmente a máquina de acordo com as necessidades do seu negócio.

Além da preocupação com todos os imperativos ambientais no que toca à capacidade de trabalhar com diferentes materiais, a O2 2500 Flex mantém os mesmos valores, mas desta vez com o modo de operação da máquina: a elevada eficiência energética é garantida. O consumo de eletricidade é de 6 a 25 kW, dependendo da configuração escolhida, e a máquina é otimizada por motores e resistências de última geração. Já o consumo de água é reduzido graças a um sistema de resfriamento de circuito fechado integrado.

 

Quem lava a loiça depois da sentença de morte para os recipientes de plástico?

O plástico sempre foi o caminho mais fácil. Depois de utilizá-lo seguia para o lixo sem qualquer preocupação. Agora a principal questão é: Como reutilizar as bandejas em aço inoxidável?

Investindo em recursos humanos para uma lavagem manual, ou então numa lavagem mais automatizada e eficiente? A resposta é bastante clara e a EACTECH até para este problema tem solução: Lavadora de Utensílios 9130 da nossa parceira Jeros, que se revelou um autêntico sucesso em todos as produções que a adquiriram.

Além da elevada eficácia, grande potência e conceção ideal para grandes empresas, a sustentabilidade também se tornou a sua prioridade. Possibilita a economia de 25% de energia, possui uma função de desligamento automático quando acaba a operação, apresenta uma lavagem “Eco Wash” amiga do ambiente e ainda uma dosagem automática de sabão, controlada por sensor. Se ainda não fez a transição do plástico para o aço inoxidável, tudo bem. Mas certamente precisará desta lavadora para outros utensílios na sua produção. Então do que está a espera para obter a sua?

Invista em equipamentos à sua medida. Num parceiro que sinta as suas dores e se reinvente por si e para si. Cada vez mais pressionado(a) pelo mercado e pelas entidades reguladoras, o seu crescimento passa pela EACTECH, uma conselheira que encontra as melhores soluções tecnológicas do setor, cujo rumo é um futuro mais sustentável.

Vai ficar de fora?

 

Fale connosco:

✉️ marketing@eactech.pt

📞 (+351) 913 589 947 / (+351) 253 814 911

Deixe um comentário

×