A indústria automóvel é uma das maiores consumidoras de têxteis técnicos em todo o mundo. Se trabalha com materiais pesados sabe perfeitamente que estofos, carpetes, cintos de segurança e airbags são requisitos diários por parte do setor automóvel. Este mercado está sempre em constante evolução e enfrenta uma série de desafios que obrigam as confeções a adaptarem-se rapidamente para manterem a competitividade.
Desafios da indústria têxtil para o mercado automóvel
Descubra aqui algumas exigências que deve ter em consideração na sua confeção de têxteis técnicos para a área automóvel:
1 – Sustentabilidade
A sustentabilidade tornou-se uma das principais preocupações das grandes empresas e a área automóvel não é exceção. É crescente a exigência por materiais reciclados e recicláveis (ex: PET reciclado, fibras naturais) e os regulamentos europeus estão cada vez mais rigorosos, com as metas de neutralidade carbónica e as restrições ao uso de químicos nocivos. Algumas marcas já pedem fornecedores capazes de oferecer soluções bio-based ou compostáveis.
2 – Integração com veículos elétricos e novas mobilidades
Os veículos elétricos exigem uma redução de peso para maximizar a autonomia o que leva a uma procura por têxteis mais leves e resistentes. Cresce também a procura por materiais acústicos que melhoram o conforto e reduzem o ruído para complementar os motores elétricos silenciosos.
3 – Inovação em design e funcionalidades
A indústria automóvel procura agora os chamados smart textiles que possuem propriedades adicionais nunca antes vistas: aquecimento, ventilação, sensores de pressão ou até funções antimicrobianas, sabia?
Agora a personalização também é prioridade, principalmente para os clientes de carros de luxo. Entram em jogo os interiores premium e os designs diferenciadores, que exigem têxteis mais versáteis e esteticamente apelativos com uma produção especializada para este setor.
4 – Competitividade e custos de produção
O setor automóvel é altamente competitivo e as empresas têxteis precisam de equilibrar qualidade, inovação e custo, muitas vezes com margens de lucro reduzidas. As cadeias de abastecimento globais podem provocar, por vezes, atrasos na entrega dos materiais e um aumento de preços, o que dificulta o trabalho das confeções.
5 – Adaptação às novas expectativas do consumidor
A nova geração de consumidores valoriza sustentabilidade, conforto e tecnologia no automóvel. Isso significa que as empresas produtoras devem alinhar-se com estas expectativas para manterem a sua relevância junto das marcas.
Como responder a estes desafios?
Estes são só alguns, dos inúmeros desafios. Mas o maior deles é a qualidade e excelência que o setor automóvel exige. Porque a segurança dos airbags é obrigatória, principalmente quando se tratam de vidas em jogo. E só as máquinas Brother estão preparadas para costurar os melhores componentes do mercado! A série de máquinas de costura de ponto corrido da nossa mais recente parceira que trabalha com a Louis Vuitton, não enganam.
Veja só que a Brother tem para oferecer:

- IoT (Internet das Coisas) – Para conectar todas as suas máquinas a um dispositivo só;
- Painel LCD tátil – Com possibilidade de personalização, bloqueio de ajustes para evitar alterações acidentais;
- Entrada USB – Possibilidade de transferência de dados para outras máquinas;
- Deteção automática de falhas de pontos – ajuda a evitar defeitos e inspeções contínuas;

- Evita alimentação irregular do material – Adequadas a materiais que exigem processamento de qualidade;
- Função de prevenção de quebra de agulha – Um problema que acontecia durante a costura reversa na utilização do botão de retorno rápido, que agora é evitado;
- Melhor penetração da agulha – Em sobreposições extra grossas, a força de penetração é aumentada automaticamente pelo controlo de vibração.
- Painel de toque com tela LCD colorido e intuitivo – Três tipos de disposição: detalhada, rápida e fácil.

- Sistema de tensão digital – deteção de fio partido ajuda a garantir qualidade, reduzindo falhas e desperdício;
- Motor potente com boa penetração da agulha – é útil para tecidos pesados ou camadas múltiplas, comuns em aplicações automóveis;
- Alta velocidade (2.800 sti/min) – permite uma produtividade elevada;
- Painel de toque com tela LCD – Facilita a programação de padrões e ajustes finos, o que pode acelerar tempos de mudança entre modelos diferentes ou variantes de produto.
A indústria têxtil direcionada para o ramo automóvel vive um momento de transformação profunda. A pressão por inovação, sustentabilidade e diferenciação é enorme, mas também abre portas para as empresas que realmente conseguirem adaptar-se. Investir em materiais inteligentes, soluções ecológicas e parcerias estratégicas, como é o caso da Brother, será fundamental para responder às exigências do futuro da mobilidade.
Torne-se competitivo com a EACTECH do seu lado. Aqui encontra todo tipo de maquinaria para sua confeção desde máquinas de costura para qualquer tecido a automatismos e equipamentos de vapor. Fornecemos linhas de produção completas com soluções de corte, laser e softwares CAD, tudo chave-na-mão. Quando pensa que não há uma solução no mercado, nós entramos e surpreendemos.
Contacte-nos:
(+351) 913 589 947 / (+351) 253 814 911