Se está na indústria alimentar conhece bem o potencial do controlo de contaminação durante o processamento e embalamento dos alimentos. E, também, o potencial de descontrolo, quando falha o controlo. E há contaminação. E, com muita probabilidade, recall de produto.
A manipulação de alimentos é uma das áreas mais sensíveis e escrutinadas na indústria. Sobretudo com a crescente pressão de clientes progressivamente mais informados, concorrentes preparados e retalhistas alarmados. Se esta é a sua realidade de todos, os dias, a pergunta que lhe fazemos é?
Já introduziu uma política de produtos detetáveis na sua gestão produtiva?
As vantagens são óbvias:
- Poupa custos já que evita recalls, quebra de reputação e de competitividade;
- Otimiza o tempo de produção, com menos paragens e ausência de falhas;
- Poupa custos e otimiza tempo de produção já que evita danos em equipamentos e paragens temporárias ou irreversíveis;
- Finalmente, garante o selo de qualidade da FDA para contacto direto com alimentos.
Já para não falar de problemas sérios se, de repente, por falha humana, passam partículas de utensílios, acessórios ou partes deles. Conhecemos situações graves que, felizmente, foram travadas a tempo com pedaços e facas em enchidos e rasgos de luvas em linhas de doces.
Mas afinal o que são os produtos detetáveis?
A união perfeita entre a praticidade do plástico e a segurança que o metal oferece.
São instrumentos de plástico práticos e funcionais, ergonómicos e certificados, preparados para serem detetados e rejeitados pelos detetores de metais e equipamentos Raio-X.
São produzidos em polipropileno não tóxico e não fibroso, com um aditivo base de metal. Fragmentos tão pequenos quanto um cubo de 2mm (peso de 0,01g) podem ser detetados e expelidos, dependendo da máquina utilizada e dos respetivos parâmetros.
Na EACTECH representamos, para Portugal, a DETECTAMET. Uma marca com uma linha de produtos variados e concebidos para linhas de produção na indústria alimentar, aprovados para contacto direto com alimentos de acordo com a Diretiva da EU 90/128/CEE da FDA – Food and Drug Administration.
A garantia de elevada resistência de um portfólio de produtos praticamente inquebráveis para reduzir o risco de contaminação e otimizar o seu negócio alimentar.
Que utensílios detetáveis existem?
Todo o tipo de utensílios e acessórios úteis numa linha de produção, sobretudo para as utilizações mais comuns:
- Canetas;
- Estiletes para uso de PDAs;
- Colheres;
- Raspadores;
- Agitadores;
- Pás;
- Baldes;
- Vassouras;
- Cortadores;
- Facas;
- Copos;
- Pranchetas;
- Tampões de ouvido;
- Luvas de vinil.
Todos estes acessórios disponíveis em azul padrão, vermelho, verde e amarelo. São usadas cores variadas para melhorar a sua visibilidade e para não serem confundidos com nenhum tipo de alimento.
Para máquinas e aplicações de processos existem, além dos mencionados, folhas de borracha; extrusões de borracha, vedações em O-ring, correias, ventosas, clipes de retenção e laços de cabo.
E, claro, para verificar o correto funcionamento dos detetores de metais e equipamentos de inspeção Raio-X, estão disponíveis também na linha DETECTAMET provetas de teste e discos e esferas padrão detetáveis.
Convencido?
Temos gestão dinâmica e ótima de custos. Temos fluidez e higiene do processo de produção. Temos clientes diretos e indiretos satisfeitos. Temos concorrentes assustados. E uma reputação imaculada. Sem recalls. E sem paragens.
Se este artigo o deixou curioso, saiba mais na plataforma online de venda de materiais detetáveis EACTECH. Pode encomendar online ou contactar-nos para mais informações.
(+351) 913 589 947 / (+351) 253 814 911
Para se manter a par de todas as novidades e tendências do mercado siga-nos nas redes sociais e subscreva a nossa newsletter.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.