Será Portugal um paraíso assim tão seguro?

Os estudos apontam para que sim. A opinião pública geral também. 

Mas a verdade é que houve uma quebra acentuada da confiança nos últimos meses. A questão agora é: a que ponto chega esta eventual sensação de insegurança?

Será Portugal um paraíso assim tão seguro? Os estudos apontam para que sim. A opinião pública geral também. Mas a verdade é que houve uma quebra acentuada da confiança nos últimos meses. A questão agora é: a que ponto chega esta eventual sensação de insegurança?

Em 2020, Portugal era o país mais seguro da União Europeia e o terceiro país mais seguro a nível mundial. Em 2021, perdeu este lugar caindo da terceira para a quarta posição, ultrapassado pela Dinamarca. O relatório é do Institute for Economics & Peace e dá o primeiro lugar da tabela à Islândia.

Isto merece a nossa atenção. Não podemos esquecer-nos de que a segurança é fator decisivo para:

  • captar investimento
  • atrair turistas
  • reforçar a imagem e credibilidade do país

Já em 2022, o site “International Living” destacou Portugal em quarta posição no ranking dos melhores países para se viver durante a reforma. Eis o que o estudo destacou: as praias portuguesas, o serviço de saúde, o baixo custo de vida e a segurança. Sim, a segurança.

Por isso sim, é verdade que Portugal continua a ser um dos paraísos mais bem guardados e seguros do mundo. Mas isso não é motivo para adormecer à sombra. Mas antes para agir já. E sobretudo a três níveis.

Um novo fôlego ao Turismo
Depois de dois anos muito penosos, está na hora de re-impulsionar uma das atividades que mais contribuem para o PIB do país: o turismo.

  • retomar atividades que vinham crescendo e dando uma identidade muito própria ao país como o turismo de natureza, turismo de negócios, e turismo de saúde;
  • reforçar atividades que tiram melhor partido dos nossos recursos naturais, como as experiências de rio e mar, a gastronomia e os percursos de charme;
  • apostar na formação e informação das nossas pessoas para que possamos VIR a ser os mais qualificados em customer care e personalização de experiência.

 
Mas esta consciência traz-nos uma responsabilidade acrescida. E isso significa não esquecer que no ranking das decisões de escolha de milhões de turistas em todo o mundo em 2022 estará uma única palavra: Segurança.
 
Uma nova dinâmica na gestão de eventos
 
De negócios. Ou de lazer. Congressos científicos. Eventos desportivos. Ou concertos de música. A categoria de evento não é tão importante quanto percebermos que são e vão continuar a ser uma das principais fontes de dinamização turística do território.
 
Agora a questão é: estão os operadores nacionais preparados para lidar com as novas exigências dos consumidores numa era pós-pandemia e em matéria de segurança? Há uma nova forma de psicologia comportamental.
 
87% afirmam-se disponíveis para participar quando exista uma abordagem de rastreio e deteção sem toque.
 
O estudo é da Harris Poll, a entidade responsável pelos principais estudos à opinião pública feitos nos Estados Unidos em período COVID, revela que os participantes em eventos estão tão preocupados com o vírus quanto com a sua integridade física.
 
Museus, Galerias de Arte, Salas de Espetáculos, Venues, Recintos de Festivais, Recintos Desportivos, podem e devem adotar uma nova estratégia de Segurança.
 
Reforço do capital de confiança das empresas
As empresas, como a sua, são um dos maiores ativos do país. E a captação de investimento estrangeiro mantém-se como uma das grandes medidas de dinamização económica para 2022.  
 
Em 2021, o investimento direto estrangeiro bateu recordes. Foi 229% superior ao último máximo histórico, registado em 2019, São dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
 
Neste contexto, o investimento em arquiteturas internas de segurança nas empresas torna-se um imperativo ainda maior. A segurança, a par com a avaliação de risco financeira, é um dos fatores chave numa análise de viabilidade de investimento.
 
Prioridade máxima à segurança 
São cinco as maiores vantagens de uma aposta estratégica em segurança:

  • reforço dos índices de confiança
  • incremento da notoriedade e reputação
  • maior competitividade
  • proteção de dados e controlo de danos
  • adaptação dinâmica à mudança

 
São objetivos de que partilha para o seu negócio em 2022? Então há algumas propostas concretas que temos para fazer-lhe. Envie-nos hoje um email e descubra quais são!
Sílvia Silvério
Account Manager – Security Screening
silvia@eactech.pt
914 095 215 / 253 814 911

Pórticos de Segurança Walk-Through: tudo o que deve saber antes de investir

Aumentar a segurança do seu negócio está na sua agenda para 2022? Então registe na sua lista de prioridades: investir num pórtico de segurança WTMD.

Onde estamos habituados a ver e a ter contacto com pórticos de segurança WTMD (walk-through metal detector)? Nos aeroportos. Porquê? Porque são espaços onde a mínima falha de proteção pode colocar em causa a integridade física de milhares de pessoas, incluindo colaboradores.
 
Outros espaços onde, em 2022, considerando que Segurança continuará a ser uma prioridade, faz sentido passarmos a considerar a existência de um pórtico de segurança WTMD:

  • recintos de eventos
  • equipamentos culturais como teatros, cinemas, galerias
  • edifícios empresariais
  • tribunais, prisões, embaixadas
  • escolas

 
E então se ficou a pensar que até poderá fazer sentido, em 2022, investir num pórtico de segurança, mas ainda sem certezas, a leitura deste artigo é o ponto de partida.


Há vários fatores a considerar na hora de investir em pórticos de segurança WTMD. Desde as marcas existentes no mercado, até às funcionalidades especiais de cada modelo, bem como as suas aplicações. A análise certa vai garantir-lhe adequar a solução às necessidades de proteção do seu negócio, espaço ou evento. E o máximo retorno financeiro pelo o investimento feito. É isso que procura, certo?
Na escolha de um pórtico de segurança WTMD é importante que comece por considerar que objetos pretende rastrear. Se pretende um equipamento para rastrear massas eletrónicas como smartphones, então terá de optar por um detetor especial que distinga este tipo de material. Por outro lado, se o pretendido é atingir o nível máximo de segurança, a ultra sensibilidade e elevada imunidade do equipamento a interferências externas passa a ser prioridade máxima.
Dois outros pontos essenciais a ter em conta são a fiabilidade e a durabilidade dos equipamentos. As regulamentações aplicadas ao setor da segurança são muito rigorosas, e incluem múltiplas inspeções aos pórticos de segurança WTMD. Os critérios, para além de exigirem desempenho operacional de excelência, ausência de falhas e robustez do material, obrigam a que os equipamentos cumpram com as normas de segurança internacionais como a NIJ0601.02 e controlo de qualidade ISO 9001.
Posto isto, o que deve procurar é um pórtico de segurança WTMD fiável, que realize uma triagem de segurança rápida e eficaz adequada às suas necessidades sem prejudicar a experiência do visitante.

Há 5 questões que deve colocar-se na hora de escolher um pórtico de segurança WTMD:

  1. Qual o meu objetivo com o pórtico de segurança WTMD?

Questões como as que se seguem são fundamentais para responder a esta questão:

  • O pórtico é para ser instalado em locais de alta ou média segurança?
  • Que tipo de ameaças quero rastrear?
  • Qual o tamanho e composição dos itens que compõem as eventuais ameaças?
  • Qual o número estimado de pessoas que vão passar diariamente pelo ponto de verificação?

As respostas a estas questões vão determinar o nível de sensibilidade desejável para o detetor de metais. E consequentemente, qual o modelo ideal que responde às suas necessidades, uma vez que o que distingue os modelos de pórticos de segurança WTMD é o nível de sensibilidade na deteção de metais.

  1. Qual o tipo de ambiente onde vai ser instalado o pórtico de segurança WTMD?

Para evitar falsos alarmes, é essencial definir atempadamente onde será feita a instalação do pórtico de segurança WTMD. O tipo de ambiente que rodeia o equipamento pode colocar em causa a sua performance e eficácia. Se a aplicação for no exterior, o pórtico deve ter extrema imunidade a interferências externas e elevada capacidade de discriminação de objetos pessoais.

  1. O pórtico de segurança WTMD será utilizado em vários checkpoints?

Precisa de um pórtico de segurança para utilizar em eventos realizados no exterior, com várias zonas de controlo e inspeção? O equipamento destina-se para a prestação de serviços pontuais? Se respondeu afirmativamente a estas perguntas, então saiba que existem pórticos de segurança WTMD transportáveis com instalação simples e imediata. Além disso, o material de construção destes equipamentos e o seu sistema elétrico são resistentes a vários tipos de clima.

  1. Devo optar por um equipamento com uma ou várias zonas de deteção?

É indicado optar por um pórtico de segurança WTMD com múltiplas zonas de deteção. Os vários sensores luminosos ao longo do eixo vertical do pórtico, permitem, após o disparo do alarme, identificar imediatamente em que parte do corpo do indivíduo se encontra a ameaça. Esta funcionalidade não só torna o trabalho da equipa de segurança mais célere e eficiente, como também evita a formação de grandes filas de espera.

  1. Em tempos de pandemia, é possível ter um pórtico de segurança WTMD que também realize o controlo da temperatura corporal?

A resposta é sim. É importante que tenha em mente que a disseminação das infeções por COVID-19 continuam a existir sem previsões de acabarem. E isso exige maior e continuado rigor nas medidas de prevenção levadas a cabo pela sua organização. A maioria dos pórticos de segurança WTMD podem ser integrados com um sistema exclusivo de medição de temperatura.

Os melhores parceiros ao nosso lado
A EACTECH® juntou-se à CEIA, líder mundial em sensores e detetores de metais, para revolucionar o seu negócio. Segurança contra violações de propriedade intelectual; ameaças à integridade física dos seus colaboradores e clientes; e controlo em período de pandemia.

Opte pelos melhores equipamentos de segurança do mercado
No momento de escolher o seu pórtico de segurança WTMD, certifique-se de que opta pelos melhores equipamentos. Precisa de uma opinião profissional para escolher o pórtico de segurança WTMD certo? Conte connosco! Há mais de 20 anos que transformamos o ecossistema industrial português, reconhecidos pelos nossos parceiros como a melhor opção. Não corra atrás do prejuízo e avance agora até o próximo nível de proteção. Descubra o nosso serviço especializado em segurança e espionagem industrial.

Entre em contacto connosco:

Sílvia Silvério
Account Manager – Security Screening
silvia@eactech.pt
914 095 215 / 253 814 911

×