Aquela pergunta que intriga e assusta. Vivemos numa era em que as máquinas inteligentes, robôs colaborativos e softwares avançados estão a transformar a forma como as empresas produzem, controlam a qualidade e embalam os produtos. As linhas de produção estão mudadas.
Agora, será que esta evolução é motivo de preocupação? As máquinas vão substituir por completo o ser humano? Esperemos que não, mas maquinaria automatizada na dose certa, quem não sonha com isso? Todos nós! Ninguém gosta de trabalho demasiado físico e repetitivo. As pessoas necessitam de ter um trabalho que as motive e que as faça desenvolver as suas capacidades. Porque não o trabalho mais físico ficar para os robôs e máquinas, e o ser humano apenas no controlo?
A automatização não é uma coisa nova, mas está cada vez mais rápida, é um facto. Desde a revolução industrial que as tecnologias têm vindo a substituir tarefas humanas e repetitivas, no entanto, a história mostra que sempre que há evolução tecnológica surgem também novas funções, novas profissões e novas formas de trabalhar.
O que muda com a automação atual?
A grande diferença agora é a velocidade e abrangência da mudança. Sistemas automáticos controlam linhas de produção, verificam falhas e embalam produtos. Isto significa menos necessidade de mão de obra em certas tarefas, mas não necessariamente menos empregos no total.
Redução de tarefas, não de pessoas
Automatizar não é apenas reduzir custos: é melhorar qualidade, aumentar a segurança e libertar os trabalhadores de tarefas físicas pesadas ou repetitivas. Muitas empresas requalificam os seus colaboradores para funções de supervisão, manutenção, programação ou logística.
Os empregos do futuro: mais qualificação, mais valor
O mercado está a mudar. Profissionais com competências técnicas e digitais têm cada vez mais procura. Manutenção de robôs, análise de dados, programação de máquinas, controlo remoto de linhas – são áreas que cresceram com a automação.
O papel das empresas: por uma transição responsável
Cabe às empresas garantir uma transição justa, investindo em formação, requalificação e envolvimento dos colaboradores. A tecnologia não substitui o talento humano, complementa-o. Não veja a automatização como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade de fazer crescer a sua empresa, junto dos seus colaboradores.
A automatização não tem de ser sinónimo de despedimento. Pode ser, sim, um catalisador para criar empregos mais seguros, qualificados e sustentáveis. A pergunta que encaixaria melhor no início deste artigo talvez não seria “a automação vai acabar com empregos?”, mas sim “como podemos preparar-nos para os empregos que estão a chegar?”
Comece a preparar-se: Estes são os empregos que estão a chegar com a automatização e alguns deles fazem parte dos serviços EACTECH!
A automatização transforma o mercado de trabalho, criando novas oportunidades que exigem competências técnicas, digitais e interpessoais. Conheça alguns dos empregos que vão ganhar destaque no futuro próximo:
- Técnico de manutenção e reparação de equipamentos automatizados:
Com a crescente presença de máquinas e robôs, profissionais especializados em manutenção preventiva e corretiva são essenciais para garantir o funcionamento contínuo dos sistemas. Os técnicos da EACTECH conhecem partes mecânicas, eletrónicas e o software de todo o tipo de maquinaria industrial alimentar e têxtil. Entre em contacto connosco para agendar a sua manutenção preventiva.
- Programador e integrador de sistemas automatizados:
A programação das máquinas, robôs e controladoras digitais é um campo em expansão. Os programadores adaptam processos industriais às necessidades especificas de produção, otimizando assim a eficiência e qualidade.
- Analista de dados industriais:
Os sistemas automatizados geram enormes quantidades de dados. Analistas especializados interpretam esses dados para identificar falhas, prever manutenções e melhorar a produtividade, transformando toda a informação em decisões estratégicas.
- Gestor de operações com foco em automação:
Este profissional gere linhas de produção integradas, coordenação e interação entre máquinas, pessoas e processos digitais de modo a garantir o fluxo de trabalho otimizado e seguro.
- Especialista em ciber segurança industria:
Com a digitalização e conexão dos sistemas, a segurança contra os ataques cibernéticos torna-se crítica. Especialistas protegem os equipamentos, dados e redes industriais de ameaças externas.
- Consultor de transformação e automação industrial:
As empresas procuram ajuda para implementar tecnologias automatizadas de forma eficiente e sustentável. Os comerciais da EACTECH orientam a escolha do equipamento, a adaptação e a integração das soluções tecnológicas na empresa cliente.
- Técnicos e formadores em novas tecnologias:
Para acompanhar a evolução, é preciso preparar os trabalhadores para lidar com as novas máquinas e sistemas. Formadores especializados ajudam na adaptação e na requalificação contínua dos colaboradores. Na EACTECH pode contar com profissionais especializados na área também eles em constante formação, prontos para o ajudar a lidar com estas novas tecnologias.
- Especialista em robótica colaborativa:
Os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os humanos. Profissionais que saibam projetar, programar e gerir estes sistemas serão muito procurados no futuro.
- Engenheiro de automação e control:
Responsável pelo desenvolvimento e otimização dos sistemas automáticos de produção, garantindo que a tecnologia cumpre os objetivos de eficiência, segurança e sustentabilidade. Tal como o nosso departamento de engenharia, que elabora as melhores soluções tecnológicas à sua medida e chave-na-mão.
- Especialista em sustentabilidade e eficiência energética:
Com a automatização, a gestão eficiente do consumo energético e a redução de desperdício ganham prioridade. Profissionais focados em sustentabilidade ajudarão a indústria a alinhar-se com as normas ambientais e a reduzir custos.
Depois disto, ainda tem medo de arriscar e aceitar a automação? Já viu bem a quantidade de empregos que a sua indústria poderia gerar com as nossas máquinas? Se a sua área é têxtil ou alimentar, conte com a EACTECH para essa transformação! Desenvolvemos a solução para o seu problema e oferecemos um acompanhamento constante livre de preocupações.
Contacte-nos:
marketing@eactech.pt
+351 913 589 947 / +351 253 814 911