Dada a grande variedade de embalagens no mercado torna-se essencial conhecê-las para uma escolha mais acertada de acordo com o seu produto alimentar. Tal conhecimento contribui, também, na escolha da embaladora ideal para a sua linha de produção.
Cada tipo de embalagem é concebido para um dado tipo de produto alimentar. Dependendo do produto que produz pode carecer de uma embalagem mais ou menos resistente e com determinada constituição. Antes de tudo, deve colocar a si próprio a seguinte questão: o meu produto fica melhor embalado numa caixa, num frasco, num saco ou numa cuvete? As respostas vão depender das características do produto na sua sensibilidade e durabilidade.
Depois segue-se outra pergunta de relevo. Como vai estar posicionada a embalagem no transporte e acondicionada na prateleira de exposição do produto? Vai ficar pendurada, pousada de pé ou deitada?
Em terceiro lugar urge saber qual a utilização da embalagem do produto alimentar pelo consumidor final. É necessária uma abertura fácil? Com tampa ou sem tampa? Terá utilidade única ou continuada? Entre outros aspetos.
Perante a imensa variedade de opções é essencial manter-se informado sobre cada um dos tipos de embalagens para que a sua tomada de decisão seja mais consciente. Uma escolha mais acertada vai culminar quer numa maior produtividade da sua linha de produção, quer numa melhor qualidade do produto alimentar lançado para o mercado. Consequentemente, a satisfação do consumidor final também será mais positiva.
Estes são os principais tipos de embalagem que deve conhecer:
1 – Pillow bag
As pillow bag são das embalagens de produto alimentar mais flexíveis quer em termos de produto a acondicionar, quer em termos de espaço disponível. Permitem embalar desde frutos secos, a snacks, passando pela granola, até batatas fritas. Em formato de almofada tal como o próprio nome indica, são normalmente muito leves, o que facilita a sua distribuição e acomodação nas prateleiras de exposição do revendedor. São bastante resistentes e de difícil rutura por isso previnem com elevada qualidade contaminações externas e salvaguardam as características originais do produto em questão.

2 – Stand Up Bag
Também conhecidas como Doypack, as embalagens deste tipo têm múltiplas utilizações de acordo com o produto alimentar a acondicionar no seu interior. Falamos de produtos como chá, cosméticos, frutos secos, snacks para gatos e cães, entre outros.
As Stand Up Bags são acondicionadas facilmente em pé sem apoio ou encosto, uma vez que possuem uma base de sustentação. A sua base de sustentação é exclusiva deste tipo de embalagem. Se pretende ter uma melhor exposição do seu produto, com uma embalagem visualmente mais apelativa então as Stand Up devem ser a sua primeira opção.

3 – Block Bottom Bags
As Block Bottom Bags, também designadas por Flat Bottom Bags, são embalagens com fundo quadrado. Normalmente usadas para embalamento de produtos alimentares como o arroz, massas de volume e ração animal. Destacam-se pela sua ótima estabilidade em manterem-se de pé, como se tratassem de uma caixa flexível. Se procura uma embalagem com mais espaço livre para branding e informações relevantes acerca do produto, então esta embalagem é ideal para si! Além disso são super práticas e user-fiendly para o dia-a-dia dos seus consumidores.

4 – Embalagem a vácuo
Estas embalagens são obtidas através do processo de remoção do excesso de ar antes de serem completamente seladas. São ótimas para aumentar o tempo de vida útil dos alimentos, preservando a sua frescura e qualidade em cada embalagem. Se possui uma linha de produção de carnes, peixes e frutos secos, os sacos de vácuo podem ser uma mais-valia. Apresente produto de qualidade ao seu consumidor e garanta máxima satisfação do mesmo com a sua marca.

5 – Saco de três ou quatro soldaduras
Este tipo de embalagem possui 3 lados selados e um deles pode contemplar um dos formatos: fecho zip ou pré-corte para abertura fácil. Trata-se de uma embalagem muito versátil, robusta e durável. Normalmente usada para conter snacks, pós, nutrição desportiva, frutos secos, entre outros. Já o saco de quatro soldaduras é mais utilizado em produtos congelados. Pela sua durabilidade e resistência à rutura ou perfurações garantem a máxima preservação do alimento.


De um modo geral, as embalagens são cruciais para a boa apresentação do seu produto alimentar, bem como da sua qualidade. São vários os tipos de embalagem e a sua escolha tem de ser bem ponderada. Assim, aquando a escolha das embalagens para o seu produto alimentar tenha em mente como pretende que ele chegue ao seu consumidor. Opte por embalagens que garantam sempre a segurança, qualidade e características originais do seu produto em termos de frescura e sabor. Ao fazer uma seleção consciente das embalagens que precisa para a sua linha de produção, está também a contribuir para a uma melhor reputação da sua marca.
Na EACTECH temos as pessoas certas para o orientar na escolha da melhor embalagem. Somos especialistas em embalamento, com know-how e experiência para colocar ao seu dispor as soluções mais disruptivas do mercado.
Quer uma proposta à medida das suas necessidades de embalamento? Contacte-nos!
marketing@eactech.pt
+351 913 589 947 / +351 253 814 911